Assine pelo direito à rotulagem!
O regulamento europeu de rotulagem (Regulamento (CE) nº1830/2003 de 22 de Setembro de 2003) obriga a que os produtos vegetais à venda em lojas e supermercados indiquem a presença de soja, milho ou qualquer outro transgénico nos seus ingredientes. Do mesmo modo, as rações animais também têm de apresentar tal indicação. O objectivo oficial é que o consumidor possa exercer o seu direito à escolha, e optar por produtos sem OGM.
Mas o consumidor não compra rações, compra é os produtos dos animais que foram alimentados com rações: carne, leite, ovos, peixe de aquacultura… e nada no rótulo destes alimentos nos indica se os animais foram ou não alimentados com rações transgénicas. Ou seja, na verdade o consumidor não pode exercer o seu direito à escolha quando se trata de produtos animais. Mas este estado de coisas pode mudar. Foram os consumidores europeus que exigiram a rotulagem dos alimentos vegetais – e conseguiram! Agora, em conjunto, podemos igualmente conseguir a rotulagem dos produtos animais.
Este passo é fundamental para que cada um possa alimentar-se de acordo com a sua consciência e vontade de proteger a sua família. De notar que a crise das vacas loucas ensinou a todos uma lição muito importante: o que os animais comem pode ter uma influência séria na nossa saúde… pode até ser mortal.
Se acha que o regulamento europeu também devia obrigar a este tipo de rotulagem, descarregue o ficheiro abaixo, imprima-o, preencha-o com os seus dados, assine e envie-no-lo pelo correio. Se entretanto der a alguns amigos para assinarem também, melhor ainda! Esta campanha é coordenada a nível internacional pela Greenpeace, a quem a Plataforma enviará todas as folhas que receber.
Clique aqui para descarregar o documento.