Caravana dos Espantalhos

Caravana dos Espantalhos

Espantalhos afastam transgénicos de Alcochete e a Caravana prossegue para o Cadaval

Esta 5ª feira, 3 de Maio, teve início uma nova iniciativa da Plataforma Transgénicos Fora, a Caravana dos Espantalhos, que irá percorrer várias autarquias do país para afugentar os transgénicos dos campos e dos pratos. A primeira paragem foi no concelho de Alcochete, um município que se declarou Zona Livre de Transgénicos e onde a Syngenta e a Pioneer se propuseram recentemente a fazer ensaios experimentais de milho transgénicos – mas que foram rejeitados, em grande medida graças aos esforços da Plataforma Transgénicos Fora e da autarquia.

Em Alcochete, a Caravana dos Espantalhos visitou duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Passil e em S. Francisco. Mais de 100 crianças participaram nas actividades, que incluíram uma exposição sobre o tema e as ameaças dos transgénicos para a saúde, para o ambiente e para a agricultura.

Na 6ª à noite decorreu a cerimónia de lançamento da Caravana, no Largo de S. João, em Alcochete, com a presença do Presidente da autarquia Luís Miguel Franco e o Vice-Presidente António Lucas Rodrigues. A abertura foi feita pelos Kumpania Algazarra, que trouxeram atrás da sua música várias pessoas que circulavam na rua para a Galeria Municipal, onde se encontrava instalada a nova exposição «Alimentação, Agricultura e Ambiente». O Vice-Presidente António Lucas Rodrigues hasteou a primeira bandeira de Zona Livre de Transgénicos no país. Foi ainda exibido o filme “O Futuro da Comida”, um documentário sobre as ameaças dos organismos geneticamente modificados.


Crianças plantam chícharo: Duas crianças partilham e colocam a germinar sementes de chícharo, uma leguminosa pequena, de cultivo tradicional em Portugal, que tem o mesmo tratamento que o feijão, mas que cresce em terrenos áridos.


A construção dos espantalhos: Ao longo dos dois dias de actividades em Alcochete, os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico construíram 3 espantalhos contra os transgénicos.


A Caravana dos Espantalhos: Ana, uma das participantes da Caravana que vai ao encontro das populações em vários pontos do país.


A Algazarra dos Espantalhos: Os Kumpania Algazarra animaram as celebrações ao serão no Largo de S. João e na Galeria Municipal de Alcochete.


Hastear da bandeira: O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcochete hasteia no Largo de S. João a bandeira de Zona Livre de Transgénicos.


Zona Livre de Transgénicos: Em Portugal, 27 municípios, 1 freguesia e 1 região já se declararam Zona Livre de Transgénicos. Alcochete foi a primeira autarquia a hastear a bandeira que simboliza a declaração.

A Caravana dos Espantalhos segue amanhã à tarde para a freguesia do Vilar, no concelho do Cadaval, onde será hasteada a bandeira da primeira freguesia que se declarou Zona Livre de Transgénicos. As actividades da Caravana continuam até 3ª feira nas escolas básicas e secundárias do concelho do Cadaval.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.