ESTUDO CIENTÍFICO PUBLICADO HOJE DEMONSTRA QUE MILHO TRANSGÉNICO CAUSA TUMORES E MORTE
2012/09/19 _ Todos os transgénicos estão em causa – Governo tem de tomar medidas Foi hoje publicado na prestigiada revista internacional Food and Chemical Toxicology um estudo sobre milho geneticamente modificado que aponta para efeitos tóxicos “alarmantes” até agora desconhecidos. Trata-se da primeira vez a nível mundial que são investigados os efeitos de longo prazo dos transgénicos na saúde…
Estudo recentemente divulgado
Este estudo, como era de esperar, está a ser atacado e há diversas tentativas de lhe tirar credibilidade. Confesso que fiquei um pouco assustado com o rapidez da divulgação da notícia aqui na PTF. (Receio que não tenham tido tempo para verificar se o mencionado estudo é realmente um trabalho cientifico sério.) Para bem da nossa luta – a dos transgénicos fora – espero que o estudo seja credível. Se não for, o movimento anti-transgénicos e esta plataforma ficarão mal vistos o que não me agradaria nada. Nestas coisas, acho mais importante ter razão do que rapidez.
Re: Estudo recentemente divulgado
Caro Incitador,
Agradecemos a sua visita e comentário. A Plataforma Transgénicos Fora não fez uma avaliação da seriedade do artigo referido (e sobre o qual emitimos o comunicado acima), mas fez essa avaliação da revista onde o artigo foi publicado. Verificámos que é das mais cotadas revistas científicas nesta área e possui um sistema apertado de revisão por pares que envolve uma detalhada avaliação prévia de todas as publicações submetidas. Além disso esta revista tem publicado trabalhos claramente favoráveis aos interesses da indústria, pelo que não apresenta nenhum viés anti-OGM. Face a isso, não tínhamos razões para considerar o trabalho em causa menos credível. Desde então as críticas que a indústria (e seus acólitos) tem feito circular são muito facilmente desmontáveis e sem qualquer relevância. De modo que continuamos sem razões para pôr em causa as conclusões do trabalho de Séralini et al.
Cumprimentos,
Plataforma Transgénicos Fora
Monsanto et al. contestam por
Monsanto et al. contestam por completo esse estudo.
Veja os argumentos:
https://www.monsanto.com.br/institucional/para_sua_informacao/roundup_milho.asp
O que a plataforma teria a dizer sobre isso?