Governo tem de usar cláusula de salvaguarda

Governo tem de usar cláusula de salvaguarda

Movimentos e organizações da Península Ibérica unidos por uma moratória ao cultivo de transgénicos

[2008/03/17] O governo francês instaurou recentemente uma moratória ao cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM) através da aplicação da cláusula de salvaguarda. Esta medida baseou-se num conjunto de 25 estudos científicos que apontam para a existência de riscos para o ambiente, para a agricultura e para a saúde humana decorrentes da utilização das variedades de milho geneticamente modificado MON810 (milho insecticida). Portugal e Espanha, por outro lado, continuam a ser bastiões da industria da agrobiotecnologia, com as maiores áreas cultivadas em toda a Europa.

Nos dias 15 e 16 de Março reuniu-se em Derio, no País Basco um conjunto amplo de organizações e movimentos sociais da Península Ibérica. Os movimentos e organizações presentes convergiram numa estratégia conjunta para exigir aos governos de Zapatero e Sócrates a aplicação da cláusula de salvaguarda para a instauração de uma moratória ao cultivo de transgénicos.

Os movimentos e organizações participaram no Fórum intitulado “Com soberania alimentar, sem transgénicos”. Além de movimentos ecologistas e de agricultores de Portugal e do estado Espanhol, este evento contou também com agricultores da Via Campesina provenientes de 4 continentes, num total de mais de 200 participantes. De Portugal estiveram presentes delegações da Plataforma Transgénicos Fora, da Confederação Nacional de Agricultura, do GAIA e da Quercus.

Ao longo dos dois dias de trabalho e das várias oficinas temáticas, os participantes elaboraram uma declaração conjunta (disponível aqui), que reforça a rejeição generalizada dos cidadãos ao consumo transgénicos e alerta para a necessidade de preservação dos cultivos tradicionais e a defesa da soberania alimentar, ameaçados pela proliferação dos cultivos transgénicos.

2 thoughts on “Governo tem de usar cláusula de salvaguarda

  1. Apoio ao esclareciment
    Não apenas como cidadão mas também como médico que sou, possuo conhecimentos que me levam a tentar proteger a saúde das pessoas, nomeadamente nesta área específica dos “OGM”, que também é da responsabilidade da Saúde Pública.
    Peço-lhe que colabore na protecção da saúde dos portugueses, não deixando prevalecer os interesses economicistas em detrimento da nossa saúde e das gerações vindouras, que não deixarão de nos pedir contas pela a nossa indiferença perante os problemas ecológicos, quer nacionais quer mundiais.

  2. Documentário muito exc
    Para aqueles que apoiam, comem, semeiam ou estar a pensar fazer qualquer uma destas coisas com produtos transgénicos vejam este video que passou na televisão francesa.
    O nosso mundo está a ser atacado por multinacionais sem escrupulos.
    O preço dos alimentos já está a disparar e acreditem quando vos digo que se nada for feito será o fim do mundo como o conhecemos.
    Seremos escravos de um mundo moribundo se não nos unirmos contra isto

    https://video.google.com/videoplay?docid=-842180934463681887&hl=en

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.