Argumentámos com o governo sobre o MON 810

Argumentámos com o governo sobre o MON 810

Porto, 2007/09/17 – Hoje ao fim do dia uma delegação da Plataforma foi recebida no Porto pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Eng. Rui Gonçalves. O único tema da agenda foi a reavaliação próxima do milho MON 810. Este milho transgénico foi autorizado pela Comissão Europeia para cultivo em toda a União, sendo cultivado em Portugal desde 2005. Actualmente existem cinco proibições nacionais: a Hungria, Polónia, Áustria, Grécia e Alemanha não permitem o seu cultivo com base sobretudo em razões de protecção ambiental. Após 10 anos de circulação o MON 810 tem de se submeter à obrigação legal da reavaliação, em que os Estados-Membros irão proibir ou permitir a sua continuação no mercado.

Nesta reunião a Plataforma apresentou numerosos argumentos para que o MON 810 seja retirado do mercado, argumentos esses de dois tipos:
– existência de impacto negativo no ambiente (foram entregues diversos artigos científicos sobre o que já se vai sabendo),
– ausência de condições de coexistência com outras formas de agricultura (o cultivo de variedades tradicionais, por exemplo, está completamente desprotegido face à lei perante a eventual contaminação por pólen transgénico).

O Secretário de Estado mostrou interesse em receber propostas de alteração à lei vigente e prometeu estudar com atenção a documentação científica entregue. Houve igualmente abertura para encetar contactos mais regulares com a Plataforma, nomeadamente através do grupo consultivo externo já constituído pelo Ministério da Agricultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.