Ministro da Agricultura Norueguês tem a coragem de dizer o que os outros só pensam

Ministro da Agricultura Norueguês tem a coragem de dizer o que os outros só pensam

2010/11/22 – Num discurso proferido hoje durante um seminário organizado pelo Conselho Consultivo da Biotecnologia norueguês, o ministro da agricultura Lars Peder Brekk apresentou uma visão desassombrada da engenharia genética na sua dimensão alimentar. O texto completo pode ser consultado aqui. Abaixo destacam-se as frases mais relevantes:

– “Acabo de regressar da conferência de Haia sobre agricultura, segurança alimentar e alterações climáticas, onde estiveram mais de 60 ministros de diversos países. Todos concordaram que é preciso aumentar a produção de alimentos nos próximos anos. No entanto, os alimentos geneticamente modificados praticamente não foram mencionados durante a conferência.”

– “Eu não acho que os transgénicos sejam necessários para alcançar segurança alimentar e assegurar o direito à alimentação para todos. Acredito que não existem fórmulas tecnológicas mágicas que possam resolver a crise alimentar emergente. Devemos enfrentar esta crise de muitas maneiras diferentes.”

– “… há cientistas tanto na Noruega como no estrangeiro que estão preocupados com os riscos inesperados e de longo prazo [dos transgénicos] e eu ouço e partilho essas preocupações.”

– “A tecnologia da engenharia genética é relativamente jovem e eu exerço o meu direito, como político responsável e como cidadão preocupado, de defender uma atitude de precaução. Além disso, vários estudos independentes que têm sido publicados mostram que os ganhos de produção dos transgénicos já cultivados comercialmente, no longo prazo, têm sido sobre-estimados.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.